quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Porque as empresas devem ter um Blog?

A “febre” das Mídias Sociais contagiou boa parte das empresas, em conseqüência, elas passaram a buscar desesperadamente a solução para seus negócios em algumas ferramentas da moda, como Twitter e Facebook, esquecendo, muitas vezes, da importância de ter um Blog próprio.

#Razões para ter um Blog corporativo
Coloca a sua empresa na internet: para mim, é a razão mais forte e por si só já suficiente para cada empresa criar o seu Blog. Caso a sua empresa ainda não tenha website próprio, um blog corporativo é um ótimo passo na direção de garantir o seu espaço na internet. A sua empresa precisa aparecer nos resultados de pesquisas no Google, MSN e Yahoo! É nestes sites que os consumidores estão pesquisando os próximos produtos a serem comprados ou empresas a serem contratadas.

Os seus concorrentes ou clientes Blogam: é tão fácil ter um Blog que provavelmente muitos dos seus clientes já devem ser blogueiros. E se eles gostarem da sua empresa, vão escrever um post nos blogs deles a respeito do seu. Por outro lado, é bem possível que seus concorrentes também já bloguem ou venham a blogar.

É fácil de ser criado e mantido: é muito fácil criar e manter um blog. O software facilita bastante a publicação dos posts e quase tudo funciona de forma automática. Você não precisará ligar para o técnico da informática para colocar um novo texto no ar.

É fácil de ser lido: navegar num Blog é extremamente fácil. O visitante lerá os posts na ordem cronológica de publicação ou clicará na categoria que lhe interessar. Poderá também fazer pesquisas por palavras-chave. Diante do sucesso dos Blogs, a cada dia mais pessoas sabem como usá-los.

É barato: definitivamente é barato.

Abre um canal de comunicação direta com o seu cliente: Em um Blog, você tenderá a escrever de um jeito mais informal. Abaixo de cada post, haverá um link “Comentar”. Adivinha o que vai acontecer? Os seus clientes escreverão para você! E você terá a chance de demonstrar que conhece muito bem o negócio da sua empresa. Quando outros consumidores lerem os comentários e as suas respostas, saberão que a sua empresa sabe o que faz, conhece os seus produtos e serviços e conversa com os clientes.

Promove os seus produtos e serviços: um Blog é uma conversa! No seu blog corporativo, você podera escrever “Agora fazemos isso” ou “Chegou tal produto” da mesma maneira como você conversa com os seus amigos. Você receberá comentários e conversará a respeito através do próprio blog.

Aumenta o moral da equipe: quando usado apropriadamente, um Blog pode aumentar o moral e a auto-estima dos seus funcionários. Sendo uma ferramenta acessível a todos, por que não elogiar os funcionários que se destacam em suas funções? Ou mesmo agradecê-los publicamente? Dá até para imaginar alguém dizendo “eu saí no blog este mês”, não dá?

#Cuidados antes de criar o seu Blog corporativo

Ter um Blog corporativo pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, mas é preciso também tomar alguns cuidados.

É preciso escrever: a essência do Blog são os posts, então o seu Blog só receberá visitantes se houver conteúdo interessante. Você precisa escrever periodicamente ou ter alguém que faça isso no seu lugar.

É preciso tomar cuidado com o conteúdo: lembre-se que ao publicar um texto na internet, você estará expondo a sua empresa para o mundo. Logo, é preciso saber o que escrever. Mais do que isso, é bom assegurar que o seu texto não tenha erros ortográficos ou gramaticais, o que poderá afastar os seus clientes. Caso você queira ter um blog corporativo e não esteja seguro do seu Português, uma boa opção é contratar uma empresa de revisão de textos.

É preciso tomar cuidado com as respostas: você conversará com os seus clientes, seu mercado ou sua comunidade. É claro que você precisa ser bastante cuidadoso nesta comunicação.

O assunto deve ser relevante: o seu blog será tão visitando quanto os assuntos tratados forem interessantes. Logo, você precisa ter um projeto bem definido sobre o que escrever, quais temas abordar, qual “espírito” você quer dar para o seu Blog.

Fonte:www.midiassociaiss.wordpress.com

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog e pela Innovare Karla!
    Muito sucesso nesta nova empreitada de sua vida!

    ResponderExcluir